A psiquiatria é uma especialidade médica que se dedica a diagnosticar e tratar transtornos mentais e comportamentais através de ferramentas psicoterapêuticas, medicamentosas e suplementos, visando a construção de autonomia e melhora na qualidade de vida.
Compulsão alimentar
O ato de comer vai além do hábito cotidiano, repetido e necessário, sendo atravessado pelas experiências, pela história individual e pelo ambiente onde vivemos. Os indivíduos com TCA reportam um número significativamente maior de situações estressoras (três ou mais) um ano antes de começarem a ter esses comportamentos (como o término de relacionamentos amorosos, a morte de pessoas próximas e problemas financeiros). Além disso, apresentam maiores taxas de comorbidades psiquiátricas, como ansiedade e depressão. A melhor abordagem de tratamento conta com acompanhamento multiprofissional, sendo importante a participação do olhar médico, nutricional e psicológico durante todo o tratamento.
Ansiedade
Os transtornos de ansiedade são os transtornos psiquiátricos mais prevalentes e estão associados a outras doenças. Transtornos de ansiedade são doenças complexas resultantes da interação de vários fatores psicológicos, ambientais e biológicos. Nas últimas décadas, pesquisas foram conduzidas sobre os fatores biológicos dessas doenças: anormalidades neuroanatômicas, fatores neuroquímicos, como noradrenalina e serotonina, anormalidades neuroendócrinas do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal e disfunção do eixo intestino-cérebro.
Depressão
Os sintomas do Transtorno Depressivo Maior (TDM) incluem humor deprimido, anedonia, irritabilidade, dificuldade de concentração, alterações no apetite e sono, dentre outros. Além disso, está associado ao comprometimento psicossocial e funcional,
déficits cognitivos, aumento do risco de comportamento suicida e aumento da mortalidade. Estudos clínicos indicam que o estresse e a depressão estão associados ao aumento da atividade do sistema imunológico e liberação de citocinas pró-inflamatórias. As citocinas também interagem com vias associadas ao TDM incluindo neurotransmissores, metabolismo, funções neuroendócrinas e plasticidade neural.
Psiquiatria
Dieta e nutrição são dos principais alvos modificáveis para a prevenção de transtornos mentais, tendo também um papel fundamental na promoção da saúde mental. A medicina nutricional é agora considerada como um elemento principal da prática psiquiátrica, considerando o indivíduo e os transtornos mentais como resultado de uma complexa relação entre saúde física, comportamentos, estresse, hábitos de vida, status hormonal e saúde intestinal.